Pouco mais de 7 anos depois de seu lançamento — completados em 17 de dezembro passado — a Sony confirmou o fim da produção dos últimos modelos do PlayStation Vita, o portátil da companhia que nunca atingiu o sucesso esperado.
A informação foi confirmada pela própria Sony, que sem fazer alarde mudou o status dos últimos modelos ainda em produção na página do PS Vita para “remessa completa”, o que significa que todos os pedidos foram quitados e que o produto não será mais fabricado. O status foi modificado na última sexta-feira, o que faz de 1º de março o dia oficial da morte do console.
Ainda que não tivesse revelado uma data exata, a Sony já havia avisado que iria descontinuar o produto em 2019 — e pelo jeito ela não quis esperar nem o final do trimestre fiscal para isso. Já os cartões de memória para o console ainda estão sendo fabricados, e serão descontinuados apenas no final do ano fiscal da empresa, que termina em 31 de março.
Apesar de ser um bom console portátil para jogos indie e JRPGs, o PS Vita nunca foi verdadeiramente abraçado pelas desenvolvedoras e nem pelo público, e se tornou um dos maiores fracassos comerciais da divisão de jogos da Sony. Apesar dos pouco mais de 1.100 jogos lançados, o console até 2018 tinha vendido cerca de apenas 16 milhões de unidades durante toda a sua vida — pouco mais do que as 13,7 milhões de unidades que o PS4 vendeu apenas em seu primeiro ano de lançamento.
Por enquanto, a Sony garante que não tem intenção de lançar mais nenhum console portátil, mas, com o sucesso da Nintendo com seu Switch, não podemos descartar um possível híbrido no futuro da empresa.
Fonte: PlayStation